segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Neutralizando o estômago com leite de magnésia

Sabe quando você está com aquela queimação e azia no estômago? Muitas pessoas ingerem leite de magnésia, um líquido branco constituído de uma solução aquosa da base hidróxido de magnésio (Mg(OH)2)  que tem uma das funções de neutralizar (dar alívio) a essas dores e desconfortos no estômago provocadas quando o nosso organismo produz uma quantidade maior de suco gástrico, que contém ácido clorídrico (HCl). Mas vocês sabem como esse remédio faz efeito?          
Figura 1: Leite de magnésia
Fonte: http://www.dietaja.org/saude/leite-de-magnesia/

Pelo fato do leite de magnésia ser uma base e o pH do nosso estômago ser baixo, ocorre uma reação de neutralização. As reações de neutralização ocorrem quando juntamos um ácido e uma base, em que um irá neutralizar as propriedades do outro, formando geralmente sal e água como produtos. Outros antiácidos podem conter também outras bases fracas que reagem dessa mesma forma, como o hidróxido de alumínio (Al(OH)3).
Figura 2: pH do estômago.
Fonte: http://www.fotosantesedepois.com/dores-de-estomago/

Na reação abaixo mostra como é feita a neutralização com o hidróxido de magnésio e o ácido no nosso estômago (HCl):

Mg(OH)2(s) + 2HCl(aq)  →    MgCl2(aq) + 2H2O(l)
  


Após essa reação é possível o pH do estômago se neutraliza passando os sintomas de azia e queimação.
  
Referências
FOGAÇA, J. Reações de neutralização. Disponível em: <http://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-inorganica/reacoes-neutralizacao.htm>. Acesso em: 23 out. 2016.

Só biologia. Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/digestao1.php>. Acesso em: 23 out. 2016.
Ácidos e Bases. Disponível em: <http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/maria/materiais/Texto_consulta_2___ACIDOS_E_BASES.pdf>. Acesso em: 23 out. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário