domingo, 2 de outubro de 2016

Como o leite de caixinha dura tanto tempo nas prateleiras do supermercado?


       A proteção do leite já começa na embalagem. A caixinha é constituída por camadas tendo dentre elas, uma de alumínio cuja função é inibir a passagem da luz, uma camada de plástico para evitar o contato do leite com o alumínio e camadas de papel e papelão.           
                                        Figura 1: Caixinha de leite longa vida.
Fonte: wwwo.metalica.com.br/ecotelhado


     Entretanto, por mais que o leite seja tratado em um ambiente estéril,  alguns microorganismos resistem ao processo e irão se multiplicar, provocando a decomposição do leite em tempo bem inferior ao que indica a embalagem se não receber aditivos esterilizantes. Assim, irá se estragar, ou melhor, azedar.
       Para que isso seja evitado, é necessário a adição de água oxigenada e soda cáustica na composição do leite. A água oxigenada, também conhecida como peróxido de hidrogênio é a mais inofensiva porque logo se decompõe em água e oxigênio. Provocará só uma “queima” ou oxidação mais acelerada dos alimentos.  A reação de decomposição da água oxigenada é:
                                       2 H2O2(aq) → 2 H2O(l) + O2(g)                                                        (1)

    Sendo a soda cáustica adicionada moderadamente, obedecendo a cálculos estequiométricos rigorosos, será logo neutralizada  quando chegar ao estômago, transformando-se em sal e água. A própria acidez natural do leite age como antídoto neutralizando a soda cáustica se não adicionada em excesso.
 Reação de Neutralização ocorrida no estômago:
                        NaOH(aq) + HCl(aq)   NaCl(aq) + H2O(l)                                  (2)

Qual a vantagem de beber leite de caixinha?
       O leite longa vida (UHT – temperatura ultra-alta) é um leite homogeneizado que sofre um tratamento térmico maior  (130ºC  durante 2 a 4 segundos) , isso  destrói todas as bactérias, as patogênicas e as probióticas (benéficas). Com esta temperatura  ocorre uma perda bem maior de vitaminas do complexo B; acontece  a alteração das proteínas e açúcares  e através de reações químicas o leite apresenta uma pequena diferença de sabor e  os  lactobacilos probióticos são totalmente destruídos. Entretanto, o tempo de prateleira desse leite é maior, sendo que enquanto o leite de caixinha tem validade de 4 meses em embalagem fechada e até três dias após aberta, a validade do leite de saquinho é de apenas 3 dias. (FONTE: NESTLÉ – ENCICLOPÉDIA DE NUTRIÇÃO ; ANVISA)
Figura 2: Leite de caixinha X Saquinho.
Fonte: priscilanutricionista.blogspot.com

Curiosidade: Sabe por que o leite é branco?
     A cor branca do leite resulta da dispersão da luz refletida pelos glóbulos de gordura e pelas partículas coloidais de caseína e de fosfato de cálcio. Cores anormais são causada por desenvolvimentos macrobianos (QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, 1997).
NESTLÉ – ENCICLOPÉDIA DE NUTRIÇÃO; ANVISA. Disponível em: <https://nutricionalmente.wordpress.com/2014/06/25/leite-de-saquinho-x-leite-de-caixinha/> Acesso em: 02 out. 2016.
PINTO, A. G. G. Verdades sobre o leite de caixinhaAMBIENTE BRASIL. Disponível em: <http://noticias.ambientebrasil.com.br/artigos/2007/11/12/34639-verdades-sobre-o-leite-de-caixinha.html> Acesso em: 02 out. 2016.

SILVA, P. H. F. Leite aspectos de composição e propriedades. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. n° 6, p. 3-5, 1997. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc06/quimsoc.pdf> Acesso em: 02 out. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário