domingo, 16 de outubro de 2016

Propriedades coligativas e as práticas no cotidiano.

É muito comum adicionarmos sal e óleo na água para ferver o macarrão, no qual a água demora mais tempo para ferver. Assim como, quando adicionamos açúcar na água do café que estava prestes a entrar em ebulição e ele retarda este ponto de ebulição, e também quando adicionamos sal na alface observamos que ela murcha. Vocês saberiam explicar por que isso acontece?
Esses acontecimentos podem ser explicados através das propriedades coligativas. São propriedades do solvente que se modificam na presença de um soluto não volátil e que dependem apenas do número de partículas do soluto.  Essas propriedades são divididas em: Ebulioscopia, Tonoscopia, Crioscopia e Osmoscopia.

Figura 1: Propriedade coligativas.
Fonte: https://descomplica.com.br/blog/quimica/mapa-mental-um-resumo-sobre-propriedades-coligativas/

Toda vez que você cozinha macarrão e adiciona sal ou um pouco de óleo você eleva o ponto de ebulição da água, a chamada elevação ebulioscópica. O efeito ebulioscópico é o aumento do ponto de ebulição de um líquido quando adicionamos um soluto não volátil a ele. Isso acontece, pois, a interação entre as moléculas da água e do sal ou óleo dificultam que a molécula passe para o estado de vapor, por isso, é necessário adicionar mais energia na forma de calor para que a solução entre em ebulição.
Assim também se explica o porquê de quando adiciona açúcar na água para fazer o café a água demora mais para ferver, devido ao efeito ebulioscópico.


Figura 2: Adição de açúcar na água para ferver.
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/propriedades-coligativas.htm

Já a adição de sal na alface ou em outras saladas de folhas acabam murchando devido a osmoscopia. Esse efeito é conhecido como osmose, ocorre quando colocamos um solvente puro e uma solução (ou duas soluções com concentrações diferentes) que são separados por uma membrana semipermeável e ocorre a passagem de solvente pela membrana no sentido do menos concentrado para o mais concentrado. Assim, as células da alface perdem água para o meio externo e por isso ficam murchas. 

Figura 3: Alface murcha após a adição de açúcar.
Fonte: http://alunosonline.uol.com.br/quimica/propriedades-coligativas.html

Essas foram algumas curiosidades das propriedades coligativas no nosso dia-a-dia, sendo possível observar que a química está em todo lugar, nas pequenas coisas e nas pequenas ações que realizamos.

Referências
FOGAÇA, J. R. V. Propriedades coligativas. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/propriedades-coligativas.htm>. Acesso em: 16 out. 2016.

PEDROLO, C. Propriedades coligativas. Disponível em: <http://www.infoescola.com/quimica/propriedades-coligativas/>. Acesso em: 16 out. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário