terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Ação do sabão sobre as sujeiras

Sabe-se que água e gordura não se misturam devido a afinidade de suas estruturas, sendo ambas diferentes. Sendo assim, como o detergente ou sabão conseguem retirar a sujeira?
A água é formada por moléculas polares, já os óleos e gorduras animais são apolares.
OBS.: Molécula polar: apresenta uma diferença na eletronegatividade de dois átomos, tendo um deslocamento de carga.
Molécula apolar: é quando não ocorre diferença de eletronegatividade entre os átomos. 

Essa diferença de polaridade faz com que a água não penetre nas moléculas de gordura. Dessa forma, o sabão consegue fazer esse tipo de trabalho nas superfícies engorduradas, pois ele é formado por uma molécula longa tendo uma extremidade apolar e a outra sendo polar.

Figura 1: Estrutura molecular do sabão.

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/como-sabao-limpa.htm

Assim, o sabão é capaz de atrair as moléculas de gordura e da água de acordo com suas afinidades formando o que chamam de micelas. Essas uniões entre sabão e gordura ficam dispersas na água impedindo que elas se reaglomerem, pois ficam envolvidas por uma película e acabam se afastando uma das outras pela repulsão das cargas. Dessa maneira a sujeira é removida e sua superfície é limpa.

Figura 2: Micela formada pelo sabão.


Fonte: aprendendoquimicaonline


Referências

MOTTA, E. F. R. O. Fabricação de produtos de higiene pessoal. Disponível em: <http://www.cdt.unb.br/telecentros/files/dossie_higiene.pdf>. Acesso em 19 nov. 2016.

SOUZA, L. A. Ação detergente e polaridade. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/acao-detergente-polaridade.htm> Acesso em: 19 nov. 2016.


Por que o sabão limpa? Disponível em: <http://www.oieduca.com.br/artigos/voce-sabia/por-que-o-sabao-limpa.html>. Acesso em: 10 jan. 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário