domingo, 22 de janeiro de 2017

A química do papel

Vocês sabem como o papel é produzido? Qual a química que está envolvida para ele chegar até nossas mãos? E ainda, sabiam que podemos fazer nossa própria folha de papel?
O papel que conhecemos hoje surgiu na china, no qual misturavam pedaços de tecidos e cascas de árvores. Depois eram molhados e batidos até formar uma pasta e serem peneirados e deixados para secar.
A ideia e utilização do papel perpetuou séculos e hoje ele tem grande importância, sendo muito consumido e prático.
É do tronco da árvore que se extrai a celulose (C6H10O5)n, um polímero de cadeia longa composto de um só monômero (glicose), classificado como polissacarídeo ou carboidrato, usada na fabricação do papel. 

Figura 1 - Estrutura da celulose 
Fonte: http://alunosonline.uol.com.br/quimica/celulose.html

Quando chega às fábricas, a madeira é cortada e submetida a processos químicos em reatores chamados de digestores para se obter uma polpa marrom, a polpa de celulose. E ainda dependendo do destino, a celulose pode passar pelo processo de lavagem, peneiramento e branqueamento.

Figura 2 - Processo industrial de produção do papel 

Fonte: norskeskog.com

Para o papel ficar branquinho, ele sofre um clareamento químico que é um dos processos mais poluentes dessas indústrias. Além disso, a resistência à umidade do papel é obtida através da adição de aditivos químicos no processo do mesmo.
Os papeis usados que são reciclados, juntamente com os pedaços de papeis que sobram das indústrias, são chamados de aparas e são a matéria-prima para a produção de novos papeis no processo de reciclagem. Alguns produtos podem ser feitos com 100% de papel reciclado, já outros ainda necessitam da adição de fibras virgens.

Quer fazer seu próprio papel reciclado os usados? Clique no link abaixo e veja como fazer a reciclagem artesanal do papel através do canal “Manual do Mundo:



REFERÊNCIAS
Papel: história, composição, tipos, produção e reciclagem. Disponível em: <http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/papel/>. Acesso em: 22 jan. 2017.

Química sintética: celulose. Disponível em: <http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1708&evento=5>. Acesso em 22 jan. 2017.


Celulose e papel. Conselho Regional de Química. Disponível em: <http://crq4.org.br/quimica_viva__celulose_e_papel>. Acesso em: 22 ja. 2017.

Um comentário: