sábado, 21 de janeiro de 2017

A Química do álcool

Álcool é um grupo de compostos químicos no qual suas moléculas contém um grupo hidroxila (-OH), ligado a um carbono. Esse grupo OH é responsável pelas características, e propriedades químicas desses compostos.
Figura 1 – Estrutura do álcool (Etanol)


Fonte: http://alcool96.blogspot.com.br/2012_12_01_archive.html

Os dois álcoois mais comuns  são também os de estrutura mais simples, o metanol (CH3OH) e o etanol (CH3CH2OH). O Metanol é considerado um álcool tóxico, bem mais que o etanol (álcool etílico), no qual foi obtido por algum tempo através da destilação da madeira. Já foi usado como combustível em motores, entretanto, o  uso do metanol dessa maneira foi banido por ter uma chama transparente quando entra em combustão e ser de difícil controle em casos de incêndio. Hoje é muito aplicado na síntese de formaldeído (formol) e como solvente de tintas e vernizes.
Já o etanol é o álcool comum, no qual é o mais usado, sendo obtido da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução de acetaldeído. É uma substância polar, sendo facilmente solúvel em água. Dessa maneira, tem uma vasta aplicação industrial como, em bebidas alcoólicas, na indústria farmacêutica, como solvente químico, como combustível, em perfumes, na higienização e na síntese de vários produtos.  

Figura 2 - Aplicações do etanol 
Fonte: mundoeducação

Além disso, o etanol quando ingerido afeta nosso corpo como pode ser visto no vídeo abaixo em Química das Coisas.



REFERÊNCIAS

FOGAÇA, J. R. V. Álcoois. DIsponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/alcoois.htm>. Acesso em: 19 jan. 2017.

COSTA, R. J. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/6581/alcool-quimica-e-efeitos>. Acesso em: 19 jan. 2017.

A QUÍMICA DAS COISAS. Disponível em: <http://www.aquimicadascoisas.org/?episodio=a-qu%C3%ADmica-do-%C3%A1lcool>. Acesso em 19 jan. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário